segunda-feira, 22 de julho de 2013

Emoção/Comer/Engordar!

Sob o prisma sutil a gordura é considerada um casulo no qual a pessoa se esconde dos medos, aborrecimentos, perdas, raivas, mágoas e inseguranças.
E quanto mais alguém procura fugir das emoções ou de situações mal resolvidas, tanto mais o casulo lhe envolve o corpo. 
É o mecanismo de defesa que o inconsciente cria para proteger-se daquilo com que o consciente não sabe lidar.

Quando a pessoa começa a engordar e sempre tem problemas em engordar, revela que a pessoa é imatura no aspecto emocional, ou seja, quando se trata de tomar decisões importantes nos relacionamentos familiares, no trabalho, amorosos e até perante amigos, ele(a) se sente insegura para dizer o que de fato pensa e sente, pois acha que, ao revelar suas mágoas, desejos e frustrações, não será compreendido(a) e aumentará, ainda mais, a amargura de alguém ou de si próprio.

Apega-se com facilidade a coisas e pessoas e tem medo de perdas. 
Na medida em que sente que pode perder alguém  ou algo, desenvolve sua obesidade, seja alimentando-se repetidas vezes, distraidamente, ou gerando, inconscientemente 
distúrbios em glândulas endócrinas.
A pessoa que está gorda ou engordando até pensa em fazer mudanças em sua vida, mas o medo e a insegurança do novo o jogam novamente para dentro de si mesmo, ou o tornam dependente emocional de alguém ( ex companheiro(a), amigo, alguém da família...
Está sempre na defesa porque é uma pessoa hipersensível e não deixa escapar nada do que lhe dizem ou fazem. 
Magoa-se com facilidade e dificilmente  perdoa. Não se trata, aqui, de nível de inteligencia, mas de inabilidade para lidar com ela quando o assunto é desapego.
 Mesmo uma pessoa com peso ideal  para a sua altura, se começa a engordar demonstra que está retendo alguma mágoa ou indignação no coração. Com certeza viveu ou vive uma situação de difícil solução e não consegue sair da posição de vítima em que se colocou. 
Por consequência  todo alimento que for ingerido será transformado e retido pelo organismo com pouca eliminação. 
Além disso a pessoa mudará o ritmo de suas ingestões alimentares devido à desordem emocional, passando a comer mais ou a preferir alimentos  com altas calorias, como doces, refrigerantes e massas, principalmente à noite, o que simboliza carência de calor humano.
" Ataque noturno à geladeira"


" Cristina Cairo" Linguagem do Corpo.