Entenda como o betacaroteno age para acabar com a ação dos famigerados radicais livres.
A molécula de radical livre tem um numero impar de elétrons, partículas que gostam de ficar aos pares. Por isso, o radial rouba elétrons alheios.
Se o assalto ocorrer no DNA das células, por exemplo, a longo prazo os danos podem levar ao câncer.
O betacaroteno intervem, emprestando um de seus elétrons à molécula bandida. Com isso, ela fica quieta.
Outros micronutrientes também tem esse efeito.
Outros micronutrientes também tem esse efeito.
O organismo vive produzindo moléculas de radicais livres, que roubam elétrons de moléculas nas células.
Esses assaltos estão por trás de doenças. Não há certeza de que o estresse aumenta a produção dos baderneiros. Mas sabe-se que ele prejudica outras moléculas criadas no corpo, os antioxidantes, capazes de neutralizá-los. Alguns micronutrientes também são antioxidantes e compensam, em parte, esse processo.
Um deles é o betacaroteno.
Bolo com cenoura, ovos, leite, farinha de trico, amido de milho, manteiga. |
Vitamina C - Presente no abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina, tomate. Protege a pele da ação dos raios ultravioletas.
Vitamina E - Presente na castanha-do-brasil, óleo de coco extravirgem, cereais integrais, germe de trigo, pães integrais, repolho. Protege a membrana celular e potencializa a ação da vitamina C.
Magnésio - Presente nas nozes, leguminosas, milho, cenoura, frutos do mar. Potencializa a troca de substâncias entre as células; atua na formação de tecidos; participa do trabalho muscular.
Selênio - Presente em grãos integrais, peixes, castanha- do-brasil. Protege as células dos radicais livres; evita a flacidez tecidual e o envelhecimento da pele causado pelo sol.
Zinco - Presente em carnes vermelhas, algas, ostras, leite e derivados, e grãos. Potencializa a ação das enzimas que combatem os radicais livres; estimula o sistema imunológico; favorece a renovação celular.
Suco de cenoura! |
"Saúde é Vital!
Nenhum comentário:
Postar um comentário