Cabelos pretos não costumam ficar, de uma hora para outra, brancos. Como os fios crescem por anos com pigmentos dentro deles, a menos que morram, não há processo natural que possa destruir a melanina rapidamente.
Apesar desta certeza, uma história ficou famosa entre dermatologistas e especialistas de cabelo.
Maria Antonieta, rainha francesa condenada à guilhotina, quando soube de sua sentença, ficou com os cabelos brancos em questão de horas. O que se acreditava ter sido um embranquecimento total dos fios, nada mais foi do que uma queda abrupta dos fios pretos – antigos e fracos e a permanência dos brancos - recentes e, por isso, mais resistentes.
Por dentro do fio
Antes de sair arrancando, achando que basta puxar para acabar com o inconveniente, pense duas vezes. O fio branco não é um fio doente, ruim, nem menos liso ou macio que os outros. "Apenas os grânulos e pigmentos - que antes davam cor aos cabelos - são substituídos por bolhas de ar. Isso faz com que fiquem mais grossos. Mas não se preocupe, depois de um tempo, eles voltam a ficar com a espessura normal. O que não adianta é arrancar, pois ele nasce de novo da mesma cor. Agora, dizer que, para cada um que se arranca, nascem sete no lugar é besteira!", desmitifica Dr. Bedin.
O que define a cor dos cabelos é a quantidade e o tipo de melanina contida nos fios. "A melanina é encontrada sob diversas formas. Cabelos pretos e castanhos contêm eumelanina, um pigmento escuro. Ruivos e louros têm um pigmento brilhante chamado feomelanina.
Mas é possível, e comum até, ter a mistura desses dois pigmentos. Já os cabelos grisalhos contêm uma pequena porção de melanina, enquanto que cabelos brancos, nenhuma", diferencia a terapeuta capilar Sheila Bellotti.
No entanto, nem todas são adeptas da tintura, preferindo mostrar o que muita gente vive escondendo.
Para as que vêem um pouco de charme nos cabelos brancos, o segredo é não descuidar da saúde dos fios. "Para evitar o amarelamento, comum na cor branca, existem xampus específicos. Diversas marcas oferecem produtos especiais, capazes de manter o fio mais branco e brilhante" diz o dermatologista Valcinir Bedin.
Tem pessoas que começam a aparecer os cabelos brancos muito jovens.
Pintar ou não pintar, eis a questão.
Para quem odeia a aparência dos fios brancos, pintar continua sendo a única saída.
São muitas as opções para você cuidar dos seus cabelos, só aparenta mais idade quem quiser!
Fonte: www.bolsademulher.com
A principal causa da calvície e dos cabelos brancos é a hereditariedade, seguida pela longevidade, mas alguns outros fatores influenciam no seu aparecimento entre eles o descuido, o excesso de trato (usar produtos em exagero ou inadequados), algumas doenças e provavelmente o estresse, desconfia-se.
Maria Antonieta.
Quando soube de sua sentença, ficou com os cabelos brancos em questão de horas.
"Saúde é vital"
Nenhum comentário:
Postar um comentário