sábado, 19 de maio de 2012

Onde Mora a Felicidade? 1 de 2.










                                     
A Ciência, que passou tanto tempo debruçada sobre a tristeza, até para desenvolver um arsenal de antidepressivos, só agora passa a entender de alegria.
E descobriu esse cobiçadíssimo endereço no cérebro. A FELICIDADE reside lá em cima, na massa cinzenta, numa região conhecida como lobo temporal esquerdo, a mesma área responsável pelo aprendizado, sobretudo o da linguagem, e também pela  decodificação dos sons.
 A descoberta do local onde se manifesta essa  espécie de riqueza natural resulta de pesquisas recentes sobre o estado de espírito que só nos últimos anos vem sendo estudado a fundo pelos cientistas. 
Não deixa de ser irônico: os estudiosos conhecem mais os motivos que levam o ser humano a ficar triste do que as razões capazes de levá-lo à plenitude.


A façanha de determinar o local onde a felicidade, aparentemente reside é do professor de psicologia e psiquiatria Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Ele chegou a essa descoberta ao medir, por meio de eletrodos, a atividade cerebral de monges budistas em meditação (OMMMM...).
 Ao alcançarem um estado de bem-estar absoluto, a atividade elétrica no lobo temporal esquerdo disparava. 
Em outras palavras, o pesquisador mostrou que ser ou estar feliz é algo biológico. 
Mas os trabalhos científicos vão além: eles têm revelado que indivíduos alegres vivem mais e apresentam um sistema imunológico pra lá de resistente, ou seja, são menos vulneráveis a males de toda sorte e se recuperam mais rápido de doenças do que quem vive de tristezas. 

No entanto, é quase impossível não questionar: afinal, o que é a felicidade?

Próxima postagem. 2.2
                                                                   
“Saúde é vital”

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário