sexta-feira, 9 de março de 2012

Temperos e Temperamentos!

        Temperos, temperaturas e temperamentos possuem estreita  relação.
Humores, temperos e temperaturas entrelaçam-se numa viagem pelas imagens e pelas palavras.        

PESSOA DOCE ------ PESSOA AMARGA---- PESSOA QUENTE, --------- --PESSOA FRIA----- PESSOA PICANTE------ PESSOA SEM SAL, -------------PESSOA AZEDA.

Para a Pessoa Doce é bom comer mais picante e ácido. Temperos ou comidas refogadas com sal, alho, cebolinha, alho-poró, estão  indicados. MUITA DOÇURA DEIXA A PESSOA MAIS VUNERÁVEL ÀS AGRESSÕES EXTERNAS. FICANDO HIPERSENSÍVEL.

Para a Pessoa Amarga, um pouco mais de doce; mais mel, frutas e raízes. PESSOA AMARGA  SERIA MAIS FELIZ SE MAIS DOCE.

Pessoa  Quente, que é fogosa, agitada e de pavio curto, estão indicados alimentos mais refrescantes, como salada crua com sabor amargo. Alface e chicória, por exemplo, ajudariam a baixar O FOGO DESSA PESSOA.
                                                   
              Pessoa  Fria,  comidas mais mornas. Sopas com temperos picantes, refogados com pimentões, camarões, peixes codimentados e carneiro estão indicados para ativá-la. PESSOA FRIA PRECISA SER MAIS PICANTE E QUENTE.  
Pessoa Picante, quando muito picante, pode tornar-se inconveniente ou ainda irreverente. Para ela as raízes de sabor doce, então indicados, como  beterraba, cenoura e todos os tipos de batatas, que vão ajudar a equilibrá-la.

Pessoa  Sem Sal deveria caprichar mais em temperos picantes como gengibre, cravo, canela, alho-poró, alecrim, cheiro-verde, sal marinho, e gersal. PESSOA SEM SAL SERÁ MAIS BRILHANTE SE FOR MAIS TEMPERADA.

Pessoa Azeda  deveria cuidar do seu fígado. Pessoa azeda é mal-humorada, não vive bem e ainda atrapalha a vida dos outros. Deverá comer alimentos de origem vegetal, de sabor doce com uma pitada de ácido(limão, laranja, etc.) Deveria evitar produtos animais e enlatados.

Temperos mudam temperamentos. Usado de forma adequada, melhora a depressão, uma agitação ou o amargor da alma.
                                                       
 "João Curvo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário