sexta-feira, 13 de abril de 2012

Chega de violência! Radicais cuidado!

Entenda como o betacaroteno age para acabar com a ação dos famigerados radicais livres.
A molécula de radical livre tem um numero impar de elétrons,  partículas que gostam de ficar aos pares. Por isso, o radial rouba elétrons alheios.
Se o assalto ocorrer no DNA das células, por exemplo, a longo prazo os danos podem levar ao câncer.
O betacaroteno intervem, emprestando um de seus elétrons à molécula bandida. Com  isso, ela fica  quieta. 






Outros micronutrientes também tem esse efeito.


 O organismo vive produzindo moléculas de radicais livres, que roubam elétrons de moléculas nas células. 
Esses assaltos estão por trás de doenças. Não há certeza de que o estresse aumenta  a produção dos baderneiros. Mas sabe-se que ele prejudica outras moléculas criadas no corpo, os antioxidantes, capazes de neutralizá-los. Alguns micronutrientes também  são antioxidantes e compensam, em parte, esse processo. 
Um deles é o betacaroteno.










 Se você vive numa cidade poluída e come vegetais com agrotóxico, a necessidade  de micronutrientes para  recuperar os danos do estresse passa a ser maior, porque esses são fatores que incrementam ainda mais a produção dos radicais livres.




  Vitamina A -  Presente no fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados.  auxilia no tratamento da acne e queda de cabelos. Quando isolada, e em quantidades aumentadas (suplementação) pode exercer efeito tóxico.


Bolo com cenoura,  ovos, leite, farinha de trico,
 amido de milho, manteiga.
Betacaroteno -  Presente na abóbora, agrião, batata doce, brócolis, cenoura, couve, damasco, espinafre tem funções semelhantes a vitamina A, porém sem exercer efeito tóxico.


Vitamina C -  Presente no abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina, tomate. Protege a pele da ação dos raios ultravioletas.
Vitamina E - Presente na castanha-do-brasil, óleo de coco extravirgem, cereais integrais, germe de trigo, pães integrais, repolho. Protege a membrana celular e potencializa a ação da vitamina C.


Magnésio -  Presente nas nozes, leguminosas, milho, cenoura, frutos do mar. Potencializa a troca de substâncias entre as células; atua na formação de tecidos; participa do trabalho muscular.


Selênio -  Presente em grãos integrais, peixes, castanha- do-brasil. Protege as células dos radicais livres; evita a flacidez tecidual e o envelhecimento da pele causado pelo sol.
Zinco -  Presente em carnes vermelhas, algas, ostras, leite e derivados, e grãos. Potencializa a ação das enzimas que combatem os radicais livres; estimula o sistema imunológico; favorece a renovação celular.
Suco de cenoura!


                                                  "Saúde é Vital!

Um comentário:

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