quarta-feira, 28 de março de 2012

Emoção! Como os Pessimistas Agem!

Os estudiosos dizem que todo sentimento negativo é gerado por um pensamento prévio.
O psicologo José Roberto Leite, da Universidade Federal de São Paulo, acredita que o problema está na distorção das idéias, que se tornam irracionais. Segundo ele, o objetivo é reverter a situação com um trabalho gradual e sistemático, detectando aquilo que não tem lógica. A seguir, tente identificar características pessimistas.
Na mistura de cores, encontre a beleza!

Como os pessimistas agem!

Na base do tudo ou nada! Quando tudo é visto em duas categorias extremas e exclusivas. Acredita que você é um total sucesso ou um total fracasso.Ex: sou fracassado, pois não consigo me destacar no trabalho.

Na base do nunca ou sempre! Você interpreta um fato ocasional como um evento que vai ocorrer sempre na sua vida. Ex: não vou me relacionar com ninguém porque já fui enganado por alguém em que confiei e tenho certeza de que isso se repetirá.

Valorização de detalhes negativos! Mesmo depois de ouvir inúmeros comentários positivos a respeito do seu desempenho, você só leva em consideração uma pequena observação negativa.

Desvalorização de características positivas! Experiencias boas são desconsideradas no balanço geral dos acontecimentos da sua rotina. Ex: não acredito que sou competente. As pessoas que dizem isso só querem agradar.

Deveria ser ou teria que! Quando acha que as coisas"teriam que" ou "deveriam ser" do jeito que você espera. Ex: todos deveriam me respeitar pelo cargo que ocupo.

Personalizado! Você se julga responsável por algo que não está inteiramente sob seu controle. Ex: sou uma péssima mãe, pois meu filho não age bem.

Catastrofização! Você considera episódios negativos como intoleráveis.Ex: vou morrer se não conseguir chegara tempo à reunião.

Tirar conclusões inadequadas! É a interpretação negativa dos fatos sem evidencias que sustentem isso. Ex: sem motivo,conclusão que alguém está reagindo negativamente em relação a você. Ou prevê coisas que o fará se sentir pior. Antes de um exame médico, acha que o diagnostico será horrível.

Rotular! Quando alguém atribui a si mesmo um rótolo negativo em razão de uma atitude.Ex: dizer" sou um idiota" em vez de"cometi um engano".
 Na simplicidade de um carinho, a mente pode relaxar e perceber o que pode vir a ser melhor.

"


Nenhum comentário:

Postar um comentário